Forte Terremoto de 5,3º graus na escala Richter, atinge a região próxima do supervulcão de YELLOWSTONE, as réplicas atingem a área de fronteira dos estados de Idaho-Wyoming, a cerca de 28 km a leste da cidade de Soda Springs, às 22:56:52 horas horário de Brasilia.O sismo foi seguido de uma meia dúzia de réplicas e foram sentidos até mesmo em Salt Lake City.
Um forte terremoto de 5,3º seguido de uma meia dúzia de réplicas atingiram Idaho perto da fronteira do estado com Wyoming, a cerca de 28 km a leste de Soda Springs, que tem uma população de aproximadamente 3.000 pessoas, anunciou o USGS. O terremoto atingiu o local antes das 18h (hora local) e foi registrado a uma profundidade preliminar de 10 quilômetros (6.2 mi).
Várias réplicas medindo entre 3.1º a 4.1º magnitude foram registradas após o terremoto inicial. Ainda não se sabe se o terremoto causou danos ou lesões, mas o canal Fox 13 notícias locais informa que recebeu várias chamadas e mensagens de pessoas que sentiram tremores até no estado de Utah.
Salt Lake City, em Utah, tem uma população de cerca de 200 mil pessoas e está localizado a 214,5 km (133,3 mi) do epicentro do terremoto.
Embora Idaho raramente esteja associado a terremotos, devido à proximidade do estado com o supervulcão no Parque Nacional de Yellowstone, a atividade sísmica é possível na área. Soda Springs está localizado a cerca de 265 km (165 mi) da entrada sul do Parque Nacional de Yellowstone.
Cientistas Alertam que o Supervulcão Yellowstone, com uma cratera de 90 quilômetros de diâmetro, localizado no parque federal de Yellowstone, pode DESTRUIR os EUA.
De acordo com o Serviço de Parques Nacionais dos EUA, cerca de 1.000 a 3.000 terremotos ocorrem todos os anos na área do supervulcão de Yellowstone, mas a maioria nem sequer é sentida. A atividade sísmica é causada por uma variedade de fatores, incluindo o aumento do magma na caldera e o movimento das águas subterrâneas quentes sob Yellowstone.
Fontes: rt.com e thoth3126.com.br