Terremoto de 7.1 atinge em cheio a Cidade do México

 

Dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN) mostram que um poderoso abalo sísmico de 7.1 pontos de magnitude foi registrado no México, 5 km a leste-nordeste de Raboso, no estado de Puebla, as 15h14 pelo horário de Brasília.

217 mortos no total.
Tremor ocorreu na cidade de Raboso
Há mortes nos estados de Morelos, Puebla e Mexico

Há pelo menos 3,8 milhões de clientes sem luz
Jogos de futebol foram adiados

Veja os vídeos surpreendentes capturados:

Este é o segundo terremoto de grande intensidade que acontece no México em apenas 10 dias.

O violento abalo teve seu epicentro estimado a 51 km de profundidade, sob as coordenadas 18.58N e 98.39W. O mapa abaixo mostra a localização do epicentro.

Apesar da grande intensidade, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície. Quando acontecem no oceano, eventos dessa intensidade e profundidade podem provocar a formação e alertas de tsunamis.

 

Um terremoto de 7.1 pontos de magnitude libera a mesma energia que 34 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 670020 toneladas de TNT.

  • Tremor ocorreu na cidade de Raboso
  • Há mortes nos estados de Morelos, Puebla e Mexico
  • Há pelo menos 3,8 milhões de clientes sem luz
  • Jogos de futebol foram adiados

Análise Tectônica
O terremoto de 7.1 ocorreu na região central do México, como resultado de uma falha geológica a cerca de 50 km de profundidade.

O evento é bem próximo, mas não diretamente acima da interface entre as placas de Cocos e da América do Norte.

A placa Cocos começa o processo de subdução abaixo da América Central, na região chamada trincheira da América Central, a cerca de 300 km a sudoeste do hipocentro deste terremoto. Na região do tremor atual, a placa de Cocos converge com a placa norte-americana à razão de 76 mm/ano, no sentido nordeste.

A localização, profundidade e tipo de falhamento deste terremoto indica que é provável que este seja um evento intraplacado dentro da estrutura da placa de Cocos e não na interface entre as placas, onde ocorre os processos de subducção.
Estatística Sísmica
Desde 1979, foram registrados 8174 tremores em um raio de 700 km ao redor do epicentro. Em torno de 100 km foram observados 50 eventos.

O sismo mais próximo deste evento foi registrado a 34 km de distância, em 24/10/1980 e atingiu 4.7 magnitudes.

O tremor mais significativo ocorrido no México foi em 8 de setembro de 2017, a 632 km de distância do evento atual e atingiu 8.1 magnitudes, a 87 km de Pijijiapan.

Importante: Esta notícia pode sofrer alterações ao longo do dia

 

 

Fontes: G1 e Apolo 11 / Painel Global